LOGO PRIMEIRA MAO
Lar Mundo Paquistão destruiu jatos indianos em batalha aérea de uma hora, diz premiê

Paquistão destruiu jatos indianos em batalha aérea de uma hora, diz premiê

por tiagotortella
0 comentários
paquistao-destruiu-jatos-indianos-em-batalha-aerea-de-uma-hora,-diz-premie

A Força Aérea do Paquistão reduziu os jatos da Índia a “pedçaos”, afirmou o primeiro-ministro do país, Shehbaz Sharif, que alertou que o Paquistão vingaria as mortes causadas pelos ataques da Índia.

“Em uma batalha aérea de uma hora, nossos pilotos explodiram os jatos inimigos em pedaços”, disse ele em um discurso à nação na televisão estatal na noite desta quarta-feira (7). “Bastaram algumas horas para o inimigo cair de joelhos”, acrescentou.

O Paquistão afirmou ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana em retaliação aos ataques indianos, incluindo três Rafales de elite de fabricação francesa. Autoridades indianas ainda não responderam à alegação.

Referindo-se às 31 pessoas que o Paquistão afirma terem sido mortas no ataque da Índia, ele acrescentou: “O sangue desses mártires será vingado.”

O primeiro-ministro disse que o Paquistão está entre os países mais afetados pelo terrorismo na região, tendo perdido dezenas de milhares de vidas e sofrido perdas financeiras na luta contra ele ao longo dos anos.

Desde o ataque terrorista de 22 de abril na Caxemira administrada pela Índia, quando homens armados mataram 26 pessoas — a maioria turistas indianos — o Paquistão tem enfatizado sua condenação ao terrorismo e rejeitado as alegações indianas de que o Paquistão estaria por trás do massacre.

Segundo um alto funcionário da inteligência francesa que conversou com a CNN nesta quarta, o abatimento do caça Rafale marcaria a primeira vez que um dos sofisticados aviões de guerra de fabricação francesa foi perdido em combate.

A Dassault Aviation, fabricante francesa do jato, não respondeu aos pedidos de comentário da CNN.

O Rafale é um caça bimotor multifuncional de 10 toneladas, equipado com um canhão de 30 mm para combate aéreo e apoio terrestre, além de mísseis ar-ar, bombas guiadas a laser e mísseis de cruzeiro.

Antes desta última escalada, a Índia possuía 36 jatos Rafale em sua Força Aérea, adquiridos da fabricante francesa Dassault Aviation.

O Exército francês não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.

Com informações da Reuters.

você pode gostar