O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, brilhou no treino classificatório para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1. Com uma volta praticamente perfeita, o piloto foi 10 milésimos de segundo mais rápido que Oscar Piastri, da McLaren, e conquistou a pole position para a corrida.
O treino ficou marcado pelo erro de Lando Norris, da McLaren, na última parte da classificação. O piloto britânico, líder do Mundial de Pilotos, errou, bateu o carro no muro e largará em 10º lugar.
Leia Mais
-
Verstappen descarta preocupações sobre saída da Red Bull após GP do Bahrein
-
Hamilton estampa capa da Vogue antes de ser co-anfitrião do Met Gala
-
Fórmula 1: Bortoleto desabafa sobre momento na Sauber e pede paciência
George Russell (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari), Kimi Antonelli (Mercedes), Carlos Sainz (Williams), Lewis Hamilton (Ferrari), Yuki Tsonoda (RBR) e Pierre Gasly (Alpine) completaram os 10 mais bem colocados.
O Grande Prêmio da Arábia Saudita será neste domingo (20), às 14h (de Brasília).
Bortoleto não passou do Q1
O brasileiro Gabriel Bortoleto seguiu com dificuldades guiando a Sauber. O piloto rodou durante a sessão classificatória e vai largar em 20º lugar. O companheiro de equipe de Gabriel, Nico Hulkenberg, largará em 18º.
“Foi bem ruim, sendo bem sincero. O que conta é o último set (de pneus), cometi um erro na curva 1. Sabia que precisava de uma volta boa, peguei o vácuo do Max e cheguei rápido na reta. Não consegui parar o carro a tempo, perdi a traseira e rodei na curva 1″, disse à “Band”.
Lance Stroll (Aston Martins) foi o 16º, Jack Doohan (Alpine) o 17º e Ocon (Haas) o 19º, ficando de fora também na primeira etapa do qualificatório.
Hamilton no limite
A segunda parte do treino contou com uma disputa acirrada para garantir uma vaga entre os 10 primeiros. Alex Albon (Williams), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine) e Carlos Sainz (Williams) brigaram pela última vaga na fase final.
Hamilton se deu melhor e, por sete milésimos de segundo, foi mais rápido que Alex Albon. O britânico ficou em 10º lugar e seguiu para o Q3, eliminando o tailandês. Além de Albon, Lawson (Racing Bulls), Fernando Alonso (Aston Martin), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas) ficaram de fora no Q2.
Na parte da frente Norris, Verstappen e Piastri brigavam pelo tempo mais rápido. George Russell e Kimi Antonelli, da Mercedes, garantiram vaga com tranquilidade.
Norris erra e fica sem a pole
Faltavam pouco menos de 10 minutos quando o treino foi paralisado por uma bandeira vermelha. Lando Norris, da McLaren, avançou sobre uma zebra e perdeu o controle do carro. O resultado foi a McLaren do britânico no muro e ele sem condições de lutar pela pole.
Quando a pista foi liberada, Piastri tomou a ponta com uma boa volta a bordo da McLaren. No entanto, no último instante, Max Verstappen ‘tirou um coelho da cartola’, fez uma volta praticamente perfeita e conquistou a pole position.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Verstappen brilha, supera Piastri e largará na pole do GP da Arábia Saudita no site CNN Brasil.