A Finlândia receberá cerca de 6.500 soldados para exercícios militares destinados a reforçar capacidades de Defesa.
Os exercícios, Northern Strike 125 e Northern Star 25, visam desenvolver a cooperação e as capacidades militares no norte da Finlândia com os aliados da Otan, de acordo com o exército finlandês.
Os exercícios se concentram no desenvolvimento da capacidade de planejar e executar operações terrestres multinacionais nas áreas do norte, bem como na melhoria do uso conjunto do fogo, liderança, reconhecimento e consciência da situação pelos aliados.
“Este complexo de exercícios é uma continuação lógica dos exercícios dos anos anteriores para desenvolver capacidades em conjunto com nossos aliados”, disse o tenente-coronel Jukka Vuorisalmi, diretor do exercício.
Cerca de 900 soldados suecos e 350 britânicos se juntando às forças finlandesas. O contingente britânico levará helicópteros de combate AH-64E Apache e uma bateria MLRS.
“A unidade de helicópteros de combate britânica e a bateria MLRS trazem uma contribuição significativa para o desenvolvimento do planejamento e implementação do fogo conjunto”, disse Vuorisalmi.
O Northern Star 25 envolverá um exercício de combate com assistência de simulador. O exercício de disparo de infantaria da Brigada Jaeger também fará parte do cronograma de treinamento.
A Força Aérea Finlandesa apoiará as operações aéreas durante a fase de combate, de 16 a 30 de maio de 2025. Drones também serão usados e restrições de movimento no espaço serão implementadas.