LOGO PRIMEIRA MAO
Lar Mundo Israel diz que expressou sua posição aos EUA sobre negociações com Hamas

Israel diz que expressou sua posição aos EUA sobre negociações com Hamas

por gabriellalodi
0 comentários
israel-diz-que-expressou-sua-posicao-aos-eua-sobre-negociacoes-com-hamas

O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse nesta quarta-feira (5) que Israel transmitiu sua posição aos Estados Unidos sobre conversas diretas com o Hamas, sem dar mais detalhes.

“Israel expressou aos Estados Unidos sua posição sobre conversas diretas com o Hamas”, disse o gabinete de Netanyahu.

O governo Trump teria conduzido conversas secretas com o Hamas em uma tentativa de garantir a libertação de reféns americanos ainda mantidos em Gaza, disseram duas fontes informadas sobre as conversas à Reuters.

Já a Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (5) que o enviado especial dos Estados Unidos para assuntos de reféns, Adam Boehler, tem autoridade para negociar diretamente com o Hamas.

“Quando se trata das negociações, o enviado especial que está envolvido nessas discussões tem autoridade”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Ela acrescentou que consultaram Israel a respeito e que o trabalho de Boehler é um “esforço de boa fé para fazer o que é certo para o povo americano”.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

O governo de Israel e o Hamas concordaram com um cessar-fogo para a Faixa de Gaza e libertação gradual de reféns e prisioneiros palestinos. Saiba detalhes da negociação nesta matéria.

Israel realizou intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

você pode gostar