O monegasco Charles Leclerc foi o destaque desta sexta-feira (23) no circuito de Monte Carlo ao liderar as duas sessões de treinos livres para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.
Correndo em casa, Leclerc superou as expectativas da própria Ferrari e ainda se recuperou de uma colisão no início das atividades.
Apesar de um toque com Lance Stroll (Aston Martin) na curva do hairpin — que resultou em bandeira vermelha e danos na asa dianteira da Ferrari — Leclerc retornou à pista e marcou o melhor tempo do dia: 1min11s355.
A performance consolidou seu domínio nas ruas do principado, onde já conquistou a pole position três vezes nas últimas quatro edições.
Leia Mais
-
Fórmula 1: horário e onde assistir ao Grande Prêmio de Mônaco
-
Leclerc lidera primeiro treino em Mônaco após colisão com Stroll
-
Fórmula 1: veja curiosidades do Grande Prêmio de Mônaco
Oscar Piastri (McLaren), atual líder do campeonato, foi o segundo mais rápido do dia, apenas 0s038 atrás do tempo de Leclerc. O australiano chegou a bater na barreira de pneus na curva Sainte Devote, mas minimizou o incidente: “Foi um dia complicado, mas quando conseguimos encaixar tudo, o ritmo é bom. A Ferrari parece bem mais forte do que nas corridas anteriores”.
Lewis Hamilton (Mercedes) terminou em terceiro na segunda sessão, após uma manhã de dificuldades, incluindo um momento em que seu carro saiu do chão ao passar pelas zebras na saída da piscina.
Max Verstappen (Red Bull), vencedor em Imola, ficou apenas com a décima colocação no segundo treino e reclamou do tráfego intenso: “Dois momentos hoje foram bastante perigosos. Poderia ter havido um acidente sério se não tivesse recuado a tempo”.
O incidente entre Leclerc e Stroll rendeu ao canadense uma punição de perda de uma posição no grid de largada de domingo. Os comissários entenderam que o piloto da Aston Martin cortou a trajetória do adversário. Stroll alegou não ter ouvido o alerta do time pelo rádio. O carro da Aston Martin teve de passar por reparos na suspensão traseira e troca de câmbio.
Outros destaques do dia incluíram Lando Norris (McLaren), terceiro e quarto nas sessões, e os novatos da Racing Bulls.
Liam Lawson foi o quinto mais rápido no segundo treino, seguido pelo companheiro Isack Hadjar, que teve dois incidentes: primeiro, ao tocar a barreira na saída do túnel e, depois, ao danificar a suspensão traseira em nova batida na curva 1. “Sou tão estúpido… acho que sou apenas burro”, lamentou Hadjar pelo rádio.
Fernando Alonso (Aston Martin), ainda sem pontuar em 2025, apareceu entre os dez primeiros nas duas sessões. Já George Russell (Mercedes) ficou em sexto e 12º, respectivamente.
Apesar do bom desempenho nesta sexta, Leclerc demonstrou cautela. Na quinta-feira, havia minimizado as chances da Ferrari. O time italiano tem sofrido com falta de ritmo em voltas rápidas e dificuldades em curvas lentas — um problema que, curiosamente, pode ser amenizado no travado traçado de Mônaco, o mais lento do calendário.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Christian Radnedge e Toby Davis)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Charles Leclerc brilha e lidera o TL2 do GP de Mônaco; Bortoleto é o 14º no site CNN Brasil.