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EUA: Avião e jato quase colidem em mesmo aeroporto de acidente em janeiro

por victorsa
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Um acidente quase ocorreu entre um Airbus A319 da Delta Air Lines, que decolou do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, e um jato T-38 da Força Aérea dos Estados Unidos, frequentemente usado pelos militares para treinamento. Alarmes chegaram a soar na cabine do avião de passageiros, na sexta-feira (28).

O Delta 2983 estava partindo do Aeroporto Reagan por volta das 15h15 (horário local) e indo para o Aeroporto Internacional Minneapolis-St. Paul para um voo regular.

A Delta não identificou o outro jato envolvido, mas uma revisão dos dados de rastreamento do FlightRadar24 mostra um jato T-38 da Força Aérea voando além do avião da Delta e do aeroporto DCA a mais de 560 quilômetros por hora a 800 pés. O jato militar decolou e pousou na Base Aérea de Langley, em Hampton, Virgínia.

A CNN pediu comentários à Força Aérea.

A aeronave Delta foi liberada para decolar ao mesmo tempo em que quatro T-38 Talons da Força Aérea dos EUA estavam a caminho do Cemitério Nacional de Arlington para um sobrevoo, informou a Agência Federal de Aviação (FAA) em um comunicado.

A aeronave Delta recebeu um alerta a bordo de que outra aeronave estava próxima e os controladores de tráfego aéreo emitiram instruções corretivas para ambas as aeronaves, ainda segundo a agência.

A FAA e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) estão investigando o incidente. Um relatório preliminar do NTSB será emitido em 30 dias.

O quase acidente aconteceu ao sul do aeroporto de DCA, perto do local onde um jato regional da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército colidiram, matando 67 pessoas, em 29 de janeiro.

Em uma audiência do Congresso na quinta-feira (27), os senadores exigiram saber por que quase acidentes entre helicópteros militares e aviões de passageiros não foram verificados por tanto tempo no aeroporto.

O NTSB disse que os investigadores descobriram mais de 15 mil ocorrências de eventos de proximidade entre aviões comerciais e helicópteros entre 2021 e 2024, onde as aeronaves estavam a uma milha náutica, e 85 casos em que duas aeronaves estavam separadas por apenas 1,5 mil pés verticalmente e 200 pés lateralmente.

A FAA fechou uma rota de helicóptero pelo aeroporto e prometeu exigir que aeronaves militares perto do DCA voassem com equipamento específico de prevenção de colisões ligado.

Mas isso não foi o suficiente para evitar o quase acidente desta segunda, quando o avião da Delta estava decolando.

“Naquela partida havia uma aeronave real a cerca de 500 pés abaixo de nós quando saímos do DCA?”, o piloto da Delta perguntou aos controladores de tráfego aéreo.

“Delta 2983, afirmativo”, responde o controlador de partida.

O piloto também observou que recebeu um aviso na cabine, chamado de “aviso de resolução” do Sistema de Alerta de Tráfego e Prevenção de Colisões do avião. O sistema diz ao piloto o que fazer para evitar uma colisão.

“Nada é mais importante do que a segurança de nossos clientes e pessoas”, disse Morgan Durrant, porta-voz da Delta Air Lines. “É por isso que a tripulação de voo seguiu os procedimentos para manobrar a aeronave conforme as instruções.”

Dois pilotos, três comissários de bordo e 131 passageiros estavam a bordo da aeronave Delta.

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