A francesa sobrevivente de estupros em série, Gisèle Pelicot, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o empresário Elon Musk, estão entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2025, segundo lista divulgada pela revista americana Time nesta quarta-feira (16).
A publicação é feita todos os anos desde 2004 e, segundo a revista, busca “focar nos indivíduos que estão transformando o mundo” para entender essas mudanças.
Sobrevivente de estupros em série
Gisèle foi dopada e estuprada pelo marido, Dominique Pelicot, que convidava outros homens para também cometerem os abusos contra ela, durante pelo menos nove anos. Entre 2011 e 2020, Gisèle foi vítima de pelo menos 92 violações sexuais cometidas por diferentes pessoas e filmadas por Dominique.
Ela aceitou que o julgamento fosse público, sua identidade fosse divulgada e que os vídeos dos abusos fossem vistos sem restrições no tribunal para que “a vergonha mudasse de lado”.
A revista descreve a francesa como “um símbolo de força e sobrevivência, uma fonte de inspiração para mulheres e homens humanos, onde quer que vivamos”.
Presidente dos Estados Unidos
Eleito em 2024 para cumprir seu segundo mandato na Casa Branca, Donald Trump, aplicou uma série de medidas que impactaram os Estados Unidos e o mundo desde sua posse em 20 de janeiro de 2025.
Entre as mais recentes estão:
- aplicação de tarifas sobre dezenas de parceiros comerciais do governo americano, que gerou o início de uma potencial guerra comercial;
- deportações em massa de imigrantes indocumentados que estavam nos EUA;
- cortes em departamentos federais que geraram milhares de demissões no país.
A página sobre o republicano na publicação afirma que “nenhum outro presidente moderno assumiu o controle do governo dos EUA com tanta força quanto Donald Trump”.
“O resto do seu mandato mostrará o quanto ele pode dobrar o país — e o mundo — antes que ele se quebre”,
escreveu a revista.
Empresário e conselheiro de governo
O dono da empresa automotiva Tesla, da rede social X e da fabricante de sistemas aeroespaciais, SpaceX, o empresário Elon Musk, foi um dos principais apoiadores e financiadores da campanha presidencial de Trump.
Musk gastou mais de US$ 250 milhões para ajudar a eleger o republicano e hoje é um dos principais conselheiros do governo americano, com um departamento que causou cortes significativos em diversas agências federais americanas.
A revista afirma que a lista deste ano traz as “forças que moldam nossas vidas”.
A lista deste ano traz seis membros do governo Trump, o maior número de um governo desde a administração de Barack Obama, entre eles J.D. Vance e Robert F. Kennedy Jr.
Entre os políticos também estão o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o presidente argentino, Javier Milei, que aparece na lista pelo segundo ano.
Ao menos nove líderes foram listados como pessoas que, “lutam por justiça, igualdade e democracia”, citando o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom.
Os 100 nomes vêm de 32 países de diferentes continentes do mundo.
O nadador francês, Léon Marchand, de 22 anos, é o nome mais jovem, ele é descrito como o nome que dominou as Olimpíadas de Paris.
Já Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, tem 84 anos e é o nome mais velho.
Veja a lista completa aqui.