LOGO PRIMEIRA MAO
Lar Mundo Trump espera que Meloni seja ponte entre EUA e União Europeia

Trump espera que Meloni seja ponte entre EUA e União Europeia

por poliannelima
0 comentários
trump-espera-que-meloni-seja-ponte-entre-eua-e-uniao-europeia

Antes do encontro oficial entre o presidente Donald Trump e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, altos funcionários do governo americano disseram que a veem como uma “interlocutora valiosa” com a União Europeia — inclusive em questões como comércio, imigração e esforços para encerrar a guerra na Ucrânia.

“O presidente Trump não se concentrará apenas em como o mercado italiano pode ser aberto, mas também em como eles podem nos ajudar com o resto da Europa”, disse um alto funcionário da Casa Branca em uma teleconferência que antecipou a visita.

Outro alto funcionário disse que a visita também se concentraria no “papel de Meloni como uma força-chave na Europa e uma voz que concorda amplamente com o presidente em muitas questões, como imigração e a necessidade de encerrar a guerra na Ucrânia”.

“Nós certamente a vemos como uma interlocutora valiosa com a União Europeia”, continuou a autoridade.

Trump e Meloni, de direita, compartilham linhas ideológicas semelhantes e têm um relacionamento positivo — o presidente elogiou Meloni publicamente, e ela foi a única líder europeia convidada para a segunda posse de Trump.

Mas a força do relacionamento entre eles pode ser testada hoje, já que a premiê deve pressionar o republicano em questões comerciais e tarifárias.

A segunda autoridade afirmou que o presidente está “levando isso muito a sério” e que a Casa Branca está “pronta para fechar acordos”.

Além do comércio, as autoridades seniores informaram que os dois líderes devem discutir defesa, transporte marítimo e o papel da Itália no corredor econômico Índia-Oriente Médio-Europa (IMEC).

Eles também querem falar sobre maneiras de aumentar a cooperação espacial e o interesse da Itália em liberar “as exportações de energia americanas para o resto do mundo”.

As autoridades disseram que a reunião estava na “fila” há muito tempo e não foi agendada em reação direta às tarifas de Trump.

você pode gostar