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Lar Brasil Elétrico e sustentável: conheça o último papamóvel do papa Francisco

Elétrico e sustentável: conheça o último papamóvel do papa Francisco

por thiagoventura
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Líder da Igreja Católica, o papa Francisco faleceu nesta segunda (21) aos 88 anos anos. O pontífice argentino foi o primeiro latino-americano da história e também o primeiro jesuíta e teve um papado reformista, com muitas mudanças, inclusive em relação ao seu meio de transporte. Defensor da causa ambiental, papa Francisco adotou um carro elétrico como papamóvel.O modelo foi desenvolvido especialmente para o papa Francisco, é baseado na versão elétrica do Mercedes-Benz G-Class. O veículo, que adota as placas SCV-1, foi o primeiro totalmente elétrico a ser utilizado pelo pontífice em aparições públicas, marcando uma transição simbólica rumo à mobilidade com emissão zero.O modelo foi entregue como doação da Mercedes-Benz ao Vaticano em dezembro de 2024. E a útima vez que foi utilizado por papa Francisco foi na véspera de sua morte. Nesse domingo de Páscoa (20), o pontífice surpreendeu a todos ao fazer sua derradeira procissão pelos fiéis com o papamóvel.A escolha de um carro elétrico é alinhada com os princípios da encíclica Laudato Si’, publicada pelo papa Francisco em 2015. O documento destaca a importância do cuidado com o meio ambiente e da adoção de práticas responsáveis no uso de recursos naturais. Mercedes-Benz G580 papamóvel de Francisco •O último papamóvel de Francisco foi fabricado por equipes da Áustria, Alemanha e Itália, com coordenação do projeto baseada em Roma. O processo durou cerca de um ano, exigindo adaptações específicas tanto no design quanto na motorização.O novo papamóvel foi construído sobre o Mercedes-Benz G580 com tecnologia EQ, que utiliza quatro motores elétricos próximos às rodas. Essa configuração foi ajustada para atender às necessidades de deslocamentos em baixa velocidade típicos dos compromissos papais. O consumo de energia informado varia entre 27,7 e 30,4 kWh por 100 km, com emissão de CO₂ igual a zero, de acordo com os padrões WLTP. Papa Francisco cumprimenta a multidão animada da Páscoa no papamóvel • Reprodução/Vatican MediaO carro foi adaptado para virar papamóvel com a área traseira  transformada para abrigar um assento único, central e ajustável em altura, com capacidade de rotação para facilitar a interação do Papa com o público. Outros dois assentos adicionais foram posicionados nas laterais.A porta traseira do lado esquerdo foi substituída por uma estrutura contínua, moldada e soldada manualmente à carroceria. Já no lado direito, a porta foi mantida, mas com dobradiças invertidas. O teto foi parcialmente removido a partir da coluna B, permitindo maior visibilidade. Um teto removível pode ser instalado em caso de mau tempo.O carro mantém a cor externa tradicional dos papamóveis – branco perolizado – e, apesar de sua natureza elétrica e moderna, segue o estilo visual das versões anteriores da Mercedes-Benz utilizadas pelo Vaticano. Mercedes-Benz G580 Papamóvel de Francisco •Aliás, a Mercedes-Benz tem tradição quase centenária de atender o Vaticano. Tudo começou em 1930, quando forneceu um Nürburg 460 Pullman Saloon ao papa Pio XI. Desde então, diferentes papas utilizaram versões adaptadas de modelos da fabricante, como o 300 Landaulet e o G500. Esse último ficou bem conhecido nos anos 1980 com o papa São João Paulo II. Apesar de ser o primeiro papamóvel elétrico para aparição pública, o Mercedes-Benz Classe G não é o primeiro EV da frota do Vaticano. Esse feito pertence ao Nissan Leaf, que ganhou o modelo em 2017, mas o novo Classe G representa o primeiro modelo construído sob medida, desde o início, com propulsão elétrica.Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa

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