Várias pessoas morreram depois que um jato executivo caiu em um bairro de San Diego, cidade na Califórnia, onde vivem famílias de militares, durante um nevoeiro na manhã desta quinta-feira (22), segundo as autoridades.
Não está claro quantas pessoas estavam a bordo do jato, mas todas as mortes parecem ter sido causadas pelo avião, disse o chefe assistente dos bombeiros de San Diego, Dan Eddy, durante uma coletiva de imprensa.
O acidente incendiou quase uma dúzia de casas, forçando famílias a evacuarem vários quarteirões, disseram as autoridades.
“Não consigo descrever em palavras a cena, mas com o combustível de jato correndo pelas ruas e tudo pegando fogo ao mesmo tempo, foi horrível de ver”, disse Scott Wahl, chefe de polícia de San Diego.
Um porta-voz do Corpo de Bombeiros de San Diego disse à CNN que um avião Cessna 550, frequentemente chamado de Citation, “caiu perto do Aeroporto Executivo de Montgomery por volta das 3h45”.
O jato particular é comumente usado para viagens de negócios e pode transportar de oito a dez pessoas.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a Administração Federal de Aviação estão investigando o acidente.
Dados de observação meteorológica mostram que a visibilidade caiu para 800 metros, com tetos de nuvens baixas, no momento da queda do avião.
Eddy disse que houve “mais de uma” fatalidade a bordo do avião, mas a FAA está trabalhando para confirmar quantas pessoas eram viajantes registrados.
O capitão Robert Heely, comandante da Base Naval de San Diego, disse que o bairro é “uma das maiores unidades habitacionais militares do mundo”.
“Certamente temos muitas famílias de militares afetadas”, disse Heely, antes de acrescentar suas condolências às famílias das pessoas a bordo do avião.
De acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware, o Citation decolou do Aeroporto de Teterboro, nos arredores da cidade de Nova York, na noite de quarta-feira (21).
O avião parou em Wichita, Kansas, por cerca de uma hora antes de voar para San Diego.
O piloto anunciou no rádio que o avião estava a três milhas de um pouso planejado na pista 28 do Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, de acordo com uma gravação do site LiveATC.net .
Não houve nenhum sinal de problema e nenhuma emergência foi declarada.
O aeroporto tem uma torre de controle, mas ela não conta com funcionários durante a noite, então os pilotos anunciam suas intenções a qualquer outro piloto que esteja ouvindo na “frequência de aconselhamento de tráfego comum”.
O Citation, de acordo com registros da FAA, é de propriedade de uma empresa no Alasca e foi construído em 1985.