A Dinamarca venceu Portugal por 1 a 0 nesta quinta-feira (20), pelo jogo de ida das quartas de final da Nations League, no Estádio Parken, em Copenhague. Com o resultado, os dinamarqueses garantem vantagem para a partida de volta, que acontece no próximo domingo (23), em Lisboa.
A Seleção Dinamarquesa dominou as ações e criou as melhores oportunidades ao longo da partida, estabelecendo um bom ritmo sobre Portugal. A equipe teve a chance de abrir o placar ainda no primeiro tempo, após um pênalti assinalado por toque de mão, mas acabou desperdiçando a oportunidade.
Leia Mais
-
Alemanha vira sobre Itália e larga na frente na Nations League
-
Na volta de Memphis, Holanda sofre empate da Espanha na Nations League
-
Croácia derrota a França e consegue grande vantagem nas quartas da Nations
A superioridade ofensiva foi compensada aos 32 minutos do segundo tempo, quando Højlund abriu o placar ao ficar cara a cara com o goleiro adversário. Ao celebrar o gol, o atacante imitou a tradicional comemoração de Cristiano Ronaldo.
Já Portugal teve uma atuação apagada e só conseguiu reagir na etapa final do segundo tempo, mas não conseguiu igualar o placar. O destaque da equipe foi o goleiro Diogo Costa, que salvou a seleção em inúmeras ocasiões, contando com a defesa do pênalti dinamarquês.
Como foi o jogo
Primeiro tempo
Logo nos minutos iniciais, o goleiro Diogo Costa protagonizou um lance tenso ao se enrolar na saída de bola e chutar em cima de Biereth. A bola seguiu em direção ao gol, mas o próprio goleiro se recuperou a tempo de evitar que ela entrasse.
A Dinamarca seguiu forte e, aos 7 minutos, obrigou Diogo Costa a fazer mais uma grande defesa. Pedro Neto arriscou da entrada da área, e o goleiro português saltou para impedir o gol adversário.
Aos 22 minutos, os dinamarqueses tiveram sua melhor oportunidade na etapa inicial. O árbitro assinalou pênalti após Renato Veiga tocar a bola com a mão dentro da área em uma tentativa de bloquear o chute de Eriksen. O camisa 10 dinamarquês cobrou com força no canto esquerdo, mas Diogo Costa brilhou mais uma vez e defendeu.
Portugal respondeu aos 31 minutos, quando Renato Veiga finalizou de trivela e obrigou Schmeichel a fazer uma defesa em cima da linha. Dois minutos depois, Cristiano Ronaldo teve a chance de abrir o placar, mas cabeceou para fora.
A Dinamarca continuou superior e quase marcou aos 42 minutos. Eriksen recebeu cruzamento de Isaksen e finalizou com perigo, mas Dalot apareceu em cima da linha para afastar.
O primeiro tempo terminou em 0 a 0, com a Dinamarca criando mais oportunidades e Portugal se segurando graças à grande atuação de Diogo Costa.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com a Dinamarca mantendo a pressão sobre Portugal. Logo aos 9 minutos, Isaksen ficou cara a cara com Diego Costa, que mais uma vez fez uma defesa crucial para evitar o gol adversário.
Portugal tentou reagir e passou a assustar a defesa dinamarquesa a partir dos 15 minutos. Aos 17, Bruno Fernandes cobrou falta e levantou a bola na área, a zaga afastou, e a sobra ficou com Vitinho, que finalizou para fora, à direita do gol.
Mesmo com a tentativa de reação, os portugueses seguiram sofrendo com os ataques dinamarqueses. Aos 28, Isaksen arriscou mais uma vez, mas teve o chute bloqueado.
O esforço dinamarquês foi recompensado aos 32 minutos. Em uma jogada bem trabalhada, Höjlund recebeu livre dentro da área e, cara a cara com Diego Costa, deslocou o goleiro português para abrir o placar.
A Dinamarca quase ampliou pouco depois, mas Isaksen finalizou sem força, facilitando a defesa de Diego Costa.
Portugal buscou o empate, mas encontrou dificuldades diante da defesa adversária. Aos 40 minutos, um lance gerou reclamações: Bernardo Silva caiu na área após disputa com Dorgu, mas o árbitro mandou o jogo seguir, sem marcar pênalti.
A partida de ida das quartas de final da Nations League terminou com a vitória da Dinamarca por 1 a 0 sobre Portugal.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dinamarca vence e sai na frente de Portugal nas quartas da Nations League no site CNN Brasil.